Portugal desce para 28º no índice de corrupção da TI
Portugal desceu dois lugares no índice da corrupção, face a 2006, ocupando a 28ª posição este ano, entre 179 países considerados no relatório anual da Transparência Internacional, revela o estudo divulgado pela organização sedeada em Berlim.
De acordo com o Corruption Perception Index 20007 (CPI-2007), um índice que gradua a percepção da corrupção nos países analisados em função de uma escala de zero (fortemente corrupto) a 10 (altamente transparente), Portugal está a par da Estónia, beneficiando de 6,5 pontos, menos uma décima face à classificação obtida em 2006.
Considerado numa óptica regional (Europa), Portugal aparece colocado em 17º lugar numa lista de 30 países da Europa ocidental. Apesar da descida relativa face a 2006, Portugal aparece colocado no grupo de países onde a percepção da corrupção é relativamente baixa.
De acordo com o relatório CPI-2007, apesar de não existir nenhum Estado inteiramente limpo quando se fala de corrupção, os países nórdicos lideram o ranking deste ano, com os primeiros cinco lugares da tabela (mais de 9 pontos) a serem ocupados por países europeus e pela seguinte ordem: Dinamarca, Finlândia, Suécia, Islândia, Holanda e Suíça.
De acordo com o estudo da TI, e tendo em conta outras regiões do mundo, a persistência do fenómeno da corrupção nos países de baixo rendimento justifica um combate concertado entre nações ricas e pobres a nível global.
A classificação definida neste relatório anual é realizada com base em sondagens, cujo número varia de país para país (Portugal foi classificado com base 6 inquéritos), tendo por base fontes como a Economist Intelligence Unit, Gallup International International Institute for Management of Development, Merchant International Group, ou ainda do Fórum Económico Mundial, entre várias outras organizações internacionais.
(In, DIÁRIO DIGITAL)
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário